atl_sinesFoi aprovada por unanimidade uma moção apresentada pela CDU, na ultima reunião da Assembleia de Freguesia de Sines, sobre o ATL. A moção exige a reabertura imediata da sala de estudo que esteve ao serviço de pais e crianças durante anos a fio, dotando o ATL de mais trabalhadores se assim for necessário e condena este tipo de decisões tomadas como simples atos administrativos.

De forma a informar a população, foi elaborado e está a ser distribuído um comunicado à população.

Clique em ler mais para conhecer o texto do comunicado na totalidade.

Os pais dos alunos do ATL foram informados que os seus filhos iriam deixar de ter aula de apoio ao estudo no próximo ano com o argumento de que iria abrir mais uma sala para novos alunos.

Assim, a CDU apoia a abertura de uma nova sala para a entrada de novos alunos e contesta o encerramento da sala de apoio ao estudo.

Encerramento este, feito sem qualquer debate com os pais na procura de alternativas e soluções, obrigando as várias crianças a ficarem sem o devido acompanhamento no estudo, um serviço considerado há vários anos de excelência.

Nesta altura, no início do ano letivo 2016/2017 é de todo incompreensível o que está a acontecer, o encerramento de um serviço, obrigando que várias crianças fiquem sem o devido acompanhamento no estudo ou obrigando os pais a mais um esforço financeiro, que não está ao alcance de todos, na procura de soluções no privado.

O espaço ATL tem uma tradição que não se coaduna com um pensamento economicista, do ponto de vista da receita arrecadada, e as novas necessidades deveriam conduzir a um debate em conjunto com o executivo da Câmara, sobre como adaptar este equipamento para que Sines possa dar resposta aos jovens também a partir dos 12 anos (quando termina a idade de permanecer no ATL) ou com necessidades especiais.

Com todas estas propostas a CDU reitera a necessidade de apostar e defender o serviço público que adapte a sua resposta às necessidades efetivas da população.

Assim, a CDU, em Assembleia de Freguesia de 28 de Setembro 2016:

1 - Exigiu a reabertura imediata da sala de estudo que esteve ao serviço de pais e crianças durante anos a fio, dotando o ATL de mais trabalhadores se assim for necessário.

2 - Condenou este tipo de decisões tomadas como simples atos administrativos. Os pais devem ser ouvidos com a devida antecedência, em vez de se verem confrontados com o encerramento do serviço a 2 dias do início do ano letivo.

A Moção apresentada pela CDU foi aprovada por unanimidade. Não é compreensível que o mesmo PS que decidiu encerrar um serviço a 2 dias do início ano letivo, tenha votado a favor da Moção na Assembleia de Freguesia só para ficar bem na fotografia junto dos pais que estavam presentes. Não é esta a maneira séria e coerente de estar na política e na defesa da população pela qual foram eleitos.

A CDU, na defesa firme dos legítimos interesses e expectativas da população de Sines, continuará a acompanhar de muito perto a evolução deste assunto.