refinariasinesgreveO PCP está solidário com a luta dos trabalhadores do consórcio de manutenção da refinaria de Sines que ontem estiveram em greve por aumentos salariais e subsídio de refeição iguais para todos os trabalhadores.


Esta acção de luta é consequência da não-aceitação, por parte das administrações das diversas empresas que constituem o consórcio de manutenção, das justas revindicações dos trabalhadores.


Relembramos que, as empresas não apresentaram nenhuma proposta em 2016 e apenas aumentaram alguns trabalhadores sem critério e tendo-se comprometido aumentar os restantes trabalhadores o que ainda não aconteceu, havendo trabalhadores que não tiveram qualquer aumento salarial nos últimos 7 anos.


A forte adesão à greve é a prova do descontentamento dos trabalhadores em relação a esta injustiça.


O PCP lembra que a luta destes trabalhadores já tem trazido avanços para as suas condições de trabalho. Foi conseguido o aumento do valor pago pelo trabalho extraordinário, o subsídio de férias e de Natal, o seguro de saúde e a diminuição substancial do número de empresas prestadoras de serviços.


Para o PCP estes trabalhadores que já estiveram a trabalhar “à hora” e que neste momento têm contratos a prazo, deviam não estar sujeitos a um contrato de manutenção em condições precárias. Deviam era ser trabalhadores da Petrogal, com vínculo efectivo à empresa pois ocupam um posto de trabalho permanente na Refinaria.


Para o PCP a existência deste contrato de manutenção e os diversos intermediários, apenas servem para a desresponsabilização da Petrogal e para a perpetuação da precariedade laboral, expressa em baixos salários e falta de direitos para os trabalhadores.


O PCP saúda todos os trabalhadores em luta, reafirmando que os trabalhadores podem contar com este Partido para a luta pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pela revogação das normas mais gravosas da legislação laboral, pela defesa da contratação colectiva, contra a precariedade e a exploração.

 

Vila Nova de Santo André, 14 de outubro de 2016


O Secretariado da DORLA do PCP