Aos trabalhadores da Petrogal

O PCP saúda todos os trabalhadores da Petrogal pela sua determinação demonstrada na luta em defesa dos seus direitos conquistados e consagrados no Acordo de Empresa e que a administração quer destruir.

O PCP condena as iniciativas da administração de liquidação da contratação colectiva e de um conjunto de direitos dos trabalhadores (regimes de saúde e reformas, etc), que visam por um lado agravar os seus rendimentos e as condições de trabalho, e que por outro procuram manter intocáveis os elevados lucros dos accionistas da empresa. Os lucros de 639 milhões de euros em 2015 apresentados pela GALP, que são um aumento de 71,5% face aos 373 milhões de 2014, confirmam que a privatização desta empresa estratégica para o país apenas beneficiou o grande capital e reforça o inadiável objectivo de recuperar o controlo publico do sector energético indispensável a uma política, patriótica e de esquerda, que promova odesenvolvimento e crescimento económicos, defenda os direitos de quem trabalha, proteja o ambiente e esteja, não ao serviço da especulação mas sim, do povo e do pais.

O PCP apela a todos os trabalhadores para que se mantenham unidos e resistam na luta em defesa dos seus justos direitos e reafirma que podem contar sempre connosco na luta pela valorização dos salários e por uma justa distribuição da riqueza produzida.

Aos trabalhadores do consórcio de manutenção (EFATM, AC SERVICES e CMN)

O PCP conhecendo a realidade da vida dos trabalhadores do contrato de manutenção liderado pela EFATM considera que todos os trabalhadores (cerca de 180, de várias empresas) que trabalham todo o ano na Refinaria de Sines devem ter um contrato efectivo independente do contrato de manutenção, pois consideramos que a um posto de trabalho permanente deve corresponder um vínculo efectivo de trabalho.

O PCP saúda a luta dos trabalhadores do consórcio de manutenção pelo justo pagamento de horas suplementares, pelo emprego com direitos, por aumentos salariais e igualdade de direitos.

A luta desencadeada pelos trabalhadores é um exemplo de unidade e organização em torno do seu sindicato de classe. As conquistas dos trabalhadores, a manutenção dos postos de trabalho com melhoria dos contratos, em muitos casos com aumentos salariais, a negociação de um acordo relativo ao pagamento das horas extraordinárias, a obtenção de um seguro de saúde para todos os trabalhadores, demonstra que é possível melhorar as condições de trabalho e que acima de tudo vale a pena lutar.

«Quem luta nem sempre ganha, mas quem não luta perde sempre»

O PCP e o seu compromisso com os trabalhadores

O PCP relembra que fruto, da alteração da correlação de forças na assembleia da republica depois das eleições de 4 de outubro de 2015 e da luta dos trabalhadores, já apresentámos várias medidas de valorização dos salários e direitos dos trabalhadores dos quais destacamos a reposição dos feriados roubados (já conquistado), o aumento imediato do salário mínimo nacional para os 600€, um Plano Nacional de Combate à Precariedade Laboral, redução para 35 horas o limite máximo do horário semanal de trabalho para todos os trabalhadores e alterações à legislação laboral que impeçam o recurso à contratação precária.

Os trabalhadores podem continuar a contar com o PCP na continuação da luta em defesa dos seus direitos.