vitor_proencaVítor Proença é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. A candidatura foi aprovada pela Comissão Concelhia de Alcácer do Sal do PCP.

Vítor Proença de 56 anos de idade, gestor na área da comunicação, é o atual Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, cargo que exerce desde 2002.

Eleito em 2007 Autarca do Ano pela revista “Mais Alentejo”, Vítor Proença é o representante dos interesses económicos, sociais e institucionais de todo o Alentejo no Conselho Económico e Social, o órgão constitucional de consulta e concertação no domínio económico e social. Foi recentemente reeleito para este cargo sem qualquer voto contra, e por expressa maioria, numa proposta subscrita por presidentes de Câmara do PS, CDU e PSD.

É membro da Comissão de Recursos Naturais do Comité das Regiões da União Europeia e Vice – Presidente da Entidade Regional de Turismo do Litoral Alentejano. Integra também o Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses. Subscreveu, em 2010 em Bruxelas, o Pacto dos Autarcas para o combate às alterações climáticas.

Profundo conhecedor e defensor dos interesses do Litoral Alentejano, Vítor Proença destacou-se em intervenções diretas que viabilizaram, entre outras, a construção do Hospital do Litoral Alentejano, a vinda de mais médicos para o Alentejo e o Sistema Público de Abastecimento de Águas e Efluentes do Alentejo.

Destacou-se igualmente em ações de defesa em áreas como a construção de uma linha ferroviária destinada ao transporte de mercadorias entre o porto de Sines, os portos espanhóis e o resto da Europa. Lidera atualmente as iniciativas junto do Governo em defesa da construção do IP8/ A26 , obra suspensa pela Estradas de Portugal.

Vítor Proença projetou Santiago do Cacém e o Litoral Alentejano no panorama cultural europeu através da concretização de um acordo de geminação com a Cidade de Santiago de Compostela – cidade Património Mundial da Humanidade - e trouxe ao Alentejo Litoral e a Santiago do Cacém destacadas figuras públicas nacionais e internacionais. Atribuiu ao Ex – Presidente da República Jorge Sampaio, à Associação 25 de Abril e ao fadista Carlos do Carmo a chave da cidade.

Acérrimo defensor dos direitos dos trabalhadores, comerciantes e agricultores, Vítor Proença esteve sempre ao lado de quem trabalha e produz na defesa das suas justas causas. Esteve sempre com a população contra o encerramento de extensões de saúde, de escolas rurais e serviços públicos assim como contra a extinção de freguesias tão importantes na proximidade com as pessoas.

Vítor Proença esteve sempre na linha da frente pelo reforço da segurança da população do Alentejo, lutando por mais efetivos das forças de segurança, pela viabilidade de tribunais no Litoral Alentejano e por mais serviços públicos de proximidade.

É membro da Direção da Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP.